REGULAMENTO DO I MATCH DE XADREZ PESQUEIRENSE
ABSOLUTO CXRO 2019.
A Associação Cultural e Esportiva dos Enxadristas Rei de Ouro (CXRO),
por seu presidente, através do presente, oficializa e torna público o
REGULAMENTO DO I MATCH DE XADREZ PESQUEIRENSE ABSOLUTO CXRO 2019.
O Match será disputado entre oito jogadores.
As partidas seguirão a observância das “Leis do Xadrez” estabelecidas
pela Federação Internacional de Xadrez – FIDE publicado em 01 de Janeiro de
2018, podendo ainda, regras não definidas nesse regulamento serem expostas
verbalmente aos participantes durante o congresso técnico.
Este regulamento visa ainda estabelecer as diretrizes relativas à
organização e realização do Match, a fim de que seja estabelecido o(a)
campeã(o) de xadrez Pesqueirense Absoluto. As regras aqui dispostas foram
elaboradas pela Direção do CXRO tem por objetivo:
I – FINALIDADE:
1- Fortalecer os laços de amizades entre os enxadristas da cidade e
próximas do Estado de
Pernambuco;
2- Difundir a arte do xadrez na sociedade;
3- Melhorar o nível enxadrístico dos jogadores da cidade e região;
4- Movimentar o rating CXRO (Clube de Xadrez Rei de Ouro);
5- Definir o Campeão Pesqueirense Absoluto de Xadrez da cidade de
Pesqueira do Estado
de Pernambuco no ano de 2019.
II – LOCAL DO CAMPEONATO:
O Match será realizadas na sede da Associação Cultural e Esportiva dos
Enxadristas Rei de Ouro, conhecido pelo nome fantasia (Clube de Xadrez Rei de
Ouro), sendo possível mudar de local dependendo de algum imprevisto.
III – CRITERIOS PARA PODER PARTICIPAR:
1- Ter o titulo de Campeões Masculino e Feminino em um dos seguintes,
2014 a 2018
2- Ter o titulo Campeões do Campeonato de xadrez o Pensadores
Pesqueirense, em um dos seguintes anos de 2016 a 2018.
3- Os Jogadores que estiveram entre os finalistas do pensador nos anos
de 2016 a 2018.
4- O Campeão Pesqueirense Absoluto do ano 2019 pela CXP.
5- Um dos Maiores rating do CXRO na modalidade clássica dois dias antes
do Match.
6- Caso um dos oito jogadores já lista não faça sua inscrição na data
prevista novo enxadrista será selecionado para participar.
A.6- O jogador terá que esta com seu rating acima de 1800.
IV – VALOR DA INSCRIÇÃO:
Sócios e Cadastrados 30,00 R$ e Demais Enxadrista 40,00 R$
V - SISTEMA DE DISPUTA DO MATCH:
Suíço com 03 (três) Rodadas, onde cada enxadrista jogara match de quatro
partidas.
VI – SOBRE A ELIMINAÇÃO DOS JOAGADORES EM CADA RODADA:
Na Primeira rodada serão eliminados jogadores que perderão.
Na Segunda rodada serão eliminados dois que perderão, e assim ficarão na
terceira os dois finalistas.
VI - TEMPO DE REFLEXÃO:
1h30 min KO.
Obs.: O lado que ficará o relógio é escolhido pelo jogador condutor das
peças negras.
VII - CRITÉRIO DE EMPARCEIRAMENTO:
I – Rating CXRO.
VIII – DA ARBITRAGEM:
A comissão de arbitragem tem por objetivo fiscalizar a obediência das
leis de xadrez bem como as regras estabelecidas neste regulamento. A comissão
de arbitragem deve ser formada por no mínimo 2 dos árbitros definidos durante o
congresso técnico.
IX – O COMITÊ DE APELAÇÃO:
O comitê de apelação deverá ser formado
antes Match por jogadores presentes. O número de integrantes do comitê deverá
ser de 3. Aconselha-se escolher para este comitê, jogadores com experiência ou
conhecimento das regras de xadrez. Cabe ao comitê de apelação julgar os
recursos solicitados que poderão ser verbais ou por escrito.
Os recursos: Todo e qualquer jogador
que se sentir prejudicado por uma decisão de um árbitro, poderá solicitar uma
revisão desta, desde que seja paga uma taxa de R$ 15,00 ao comitê de apelação
do Match. Se o comitê de apelação julgar o recurso favorável ao jogador solicitante,
esta taxa lhe será devolvida. Caso o comitê mantenha a decisão da arbitragem
este valor será utilizado no complemento da premiação do final Match. Se algum
jogador se utilizar do uso deste recurso como meio de desconcentrar seu
oponente, ou comprometer o desenrolar da competição, este sofrerá punições que
vão desde advertência até a expulsão do MATCH, onde esta decisão será tomada
pela comissão de arbitragem. A expulsão qualquer enxadrista em definitivo do
match deverá ser decidido por voto entre os participantes.
X – DAS RODADAS:
a) Cada Rodada devera ser encerada no
mesmo mês que começou.
b) A, pois uma rodada, ser realizada,
os jogadores terão um mês para se prepara, para próxima rodada e definires
entre os jogadores o novo mês e sua data de inicio.
XI – O PROGRAMA DE EMPARCEIRAMENTO:
Será utilizado o programa Swiss Perfect 98.
XII – DA PREMIAÇÃO DO MATCH:
O Campeão (a) recebera o valor
trezentos centos Reais (300,00 R$) e um Troféu.
O Vice Campeão (a) recebera cem Reais (100,00 R$) e Medalha.
A pontuação utilizada será de 1 ponto
para vitória, 0,5 ponto para empate e 0 ponto para derrota.
É de responsabilidade do CXRO disponibilizarem para a realização do
match: Local coberto e arejado, banheiro, água, mesas, cadeiras, computador
para emparceiramento.
Aconselha-se aos jogadores participantes que
levem o seu próprio jogo de peças e relógio.
As etapas serão realizadas nas datas
estabelecidas no anexo 1.
A) DA DESISTÊNCIA
- Todo e qualquer jogador, tem o
direito de desistir do match, devendo comunicar a Direção do CXRO por escrito
através de e-mail ou whatsapp.
A.1 – Se depois de combina com seu
adversário a Data e Horário da partida, os jogadores terão 72 horas antes, para
comunica algum imprevisto e assim remarca a partida, se no dia com o comunicar
ou não, Exemplo; chegou o dia da primeira partida e seu adversário não chegou
será ativado o RELOGIO, ao marca 30 minutos sem o adversário, será W.O o jogador
com dois W.O será eliminado do MATCH, sendo assim na terceira rodada com os dois
jogadores o seu adversário será o atual CAMPEÃO PESQUEIRENSE ABSOLUTO DE XADREZ
DO ANO 2019.
XIII – CRITERIO DE DESEMPATE:
Como será desempatado se haver empate
no I Match Pesqueirense CXRO 2019:
Se o match terminar empatado, quatro partidas extras serão disputadas em
um ritmo de 25 minutos para cada jogador, com um incremento de 10 segundos por
lance.
Se o empate persistir, duas partidas
de blitz serão disputadas em um ritmo de 5 minutos mais 3 segundos de
incremento.
Se o empate ainda se mantiver, mais
duas partidas de blitz serão realizadas e assim sucessivamente até o quinto par
de partidas.
Se o empate for mantido após as 10
partidas de blitz, a decisão será no Armageddon. Haverá um sorteio e o jogador
vencedor poderá escolher a cor.
Quem for com as peças brancas terá cinco minutos nos relógio e a
obrigação de vitória. Já o jogador de negras irá com quatro minutos e tem a
vantagem do empate. Depois do lance 60, ambos recebem um incremento de 3
segundos por lance.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A relação dos nomes dos jogadores com direito de participa do match,
será divulgada por meio do WhatsApp no grupo do CXRO e mídias sociais
disponíveis e será enviado um Convite pelo CXRO aos jogadores.
As Partidas entre os Jogadores devem ser combinado no grupo do WhatsApp I Match, isto servira como registro da data e horário da partida combinado.
Todos os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora do Match.
ANEXOS
Anexo 1
Datas das referidas rodadas
1. 1ª Rodada 00/04/2019. Decidir.
2. 2ª Rodada 00/00/2019. Decidir.
3. 3ª Rodada 00/00/2019 . Decidir
Anexo 6
Comissão organizadora do Clube de Xadrez Rei de Ouro PE
Pesqueira (CXRO) – Flávio Jenilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário